segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dicas de Inverno (by Gabi Guerrero)

No frio a sensação de fome parece ser maior isso porque o nosso organismo gasta mais energia para produzir calor e manter a temperatura corporal em torno de 37°C, e com isso o corpo demonstra sinais que precisa de mais alimento fazendo com que aumente a sensação de mais fome principalmente por alimentos gordurosos.

Parece ser mais difícil de perder peso no inverno, pois o organismo, na medida do possível, tenta preservar a gordura estocada porque ela atua como isolante térmico. No inverno, os estoques de glicogênio (forma com que o corpo armazena o carboidrato) se esgotam mais rapidamente, também por causa da ação física da perda de calor interno para o ambiente. O problema está no quanto é preciso comer a mais, sem desequilibrar a balança.

Antes de se animar a comer mais por conta dos fatores acima siga algumas dicas em quais alimentos escolher para não engordar.

- Evite doces, principalmente elaborados com chantilly ou creme de leite. Substitua por doces a base de frutas e também opte por frutas secas, como: damasco, uva passa, banana seca, etc.

- Para aquecer prefira os chás a base de ervas ou até mesmo o café. Evite o chocolate quente pelo alto teor de gordura e de açúcar.

- Aumente a frequencia alimentar. Diminua o intervalo entre as refeições. Aproveite que o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corpórea e aumente a ingestão de lanches durante seu dia.

- Deu vontade de comer doce? Faça uma banana assada e polvilhe canela por cima, a canela ajuda na saciedade de doces.

- Nada é proibido. Você pode comer de tudo, desde que tenha limite. Se der uma escapadinha, queime fazendo esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário