terça-feira, 28 de julho de 2009

A importância do ferro na atividade física (por Gabi Guerrero)

O ferro cumpre um importante papel no desempenho físico de atletas e esportistas em geral. O ferro é um nutriente mineral essencial, o que significa que deve ser consumido todos os dias.
Ele está presente em alimentos de origem animal (carnes, especialmente a vermelha) e vegetal (feijões, grão-de-bico, lentilha.
O ferro permite o transporte do oxigênio para o músculo durante a pratica de atividade física, por isso, está envolvido na produção de energia. Diversas são as causas para a deficiência de ferro em atletas, e a mais freqüente é a inadequada ingestão deste mineral na dieta. Isso quer dizer que a anemia poderia ser facilmente controlada pela maior ingestão de alimentos ricos em ferro. As mulheres esportistas devem prestar mais atenção na ingestão de ferro, pois há uma perda desse mineral na menstruação, portanto devem dar atenção ao consumo de alimentos fontes de ferro e evitar dietas com baixa quantidade calórica. Os atletas que seguem uma alimentação vegetariana também devem ficar atentos na ingestão desse mineral.
Para ajudar na absorção do ferro recomenda-se ingerir determinados alimentos na mesma refeição, por exemplo, os alimentos que contém ácido ascórbico (vitamina C) são ótimos “facilitadores” da absorção do ferro. Dessa forma, sempre que um alimento fonte de ferro for ingerido, uma fruta ácida, rica em vitamina C, deve ser ingerida conjuntamente, como um suco de limão ou de laranja. E também se deve evitar alimentos que contenham fitatos e taninos, tais como: chá preto, chá verde, café, coca cola etc., pois tais substâncias se ligam ao ferro, prejudicando a sua absorção. Alimentos que contenham cálcio também não são indicados para serem ingeridos juntamente com fontes de ferro, como iogurte, queijos e leite, isto porque ocorre a “união” entre os dois minerais, prejudicando a absorção de ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário